Covid-19: SISMAR cancela greve e atos do dia 18 de março

Servidores devem permanecer em estado de alerta contra o desmonte do serviço público; a mobilização será retomada após as restrições causadas pela pandemia




Em função das restrições recomendadas pelos órgãos de saúde para conter a contaminação pelo vírus Covid-19, o SISMAR comunica a todos os servidores municipais da região que a greve e as atividades programadas para o dia 18 de março foram canceladas.


A saúde do trabalhador e da população, neste momento, são a prioridade do SISMAR e deveriam ser de todos, tendo em vista as limitações do sistema de saúde (público e privado) para enfrentar esta crise de saúde pública que é a pandemia de Covid-19.


Isso não significa que paramos a luta em defesa dos servidores e contra o desmonte do serviço público. Porém, é necessário compreender a excepcionalidade do momento e a importância das ações e medidas emergenciais para o enfrentamento da crise. Consideramos e cobramos que a saúde dos servidores seja prioridade do governo municipal. Por outro lado, mantemos o estado de greve e retomaremos a mobilização tão logo as restrições por causa do Covid-19 sejam reduzidas.


Contágio

Independentemente de a taxa da mortalidade do Covid-19 ser menor do que a de outras doenças (como a tuberculose ou o HIV), a grande preocupação é com sua rápida disseminação e agravamento em pessoas com doenças crônicas (hipertensos, obesos, idosos, pessoas com problemas respiratórios, fumantes, etc.), o que sobrecarrega e pode colapsar as unidades de saúde.


Também destacamos que serão as pessoas mais pobres, em geral mulheres, pessoas negras e moradoras de periferias, que mais estarão vulneráveis ao contágio, por terem menos acesso à informação, menos dinheiro para comprar proteção (máscaras, álcool gel), além da impossibilidade de cumprirem seus trabalhos em casa (pedreiros, faxineiras, trabalhadores informais, etc). Criticamos a inércia do Governo Edinho Silva, de Araraquara, que não ofereceu uma resposta à altura da gravidade da situação, tratando de modo irresponsável essa ameaça, esperando os primeiros casos ocorrerem para só depois tomar atitudes de redução do contágio, como distanciamento social.


É fundamental abrir o debate sobre medidas emergenciais para a proteção de todos os trabalhadores e trabalhadoras (formais e informais) e de seus empregos e renda, além de medidas específicas para os servidores da saúde e educação, que estão mais expostos ao contágio.


Proteção

As prefeituras precisam manter materiais e equipamentos de proteção individual apropriados para evitar o contágio pelo Covid-19. Caso na sua unidade não tenha, entre em contato com o SISMAR.


Todas as unidades devem ter, no mínimo

  • Álcool gel

  • Sabonete

  • Papel toalha


Unidades de saúde precisam ter também

  • Álcool 70%

  • Avental

  • Máscara cirúrgica

  • Máscara NR95

  • Luvas

  • Profissionais treinados para as limpezas diárias e terminais



Região

Cinco prefeituras da região já decidiram (ou planejam) fechar escolas e alterar as rotinas para reduzir as atividades coletivas e as atividades com idosos. São elas:


Américo Brasiliense

- Interrupção gradual das aulas, a partir do dia 16/03 (segunda-feira), com a manutenção das aulas de modo optativo, para que as famílias possam se adequar à situação. As aulas serão interrompidas completamente a partir de 23/03, com prazo ainda indeterminado para retorno. - As atividades esportivas, tais como as escolinhas de esportes, estão canceladas. - Ato Cívico, Show da Rádio Cultura, Apresentação do Espetáculo Aladdin e a Paixão de Cristo que aconteceria dentro das festividades de 55 anos de Américo Brasiliense, também estão suspensos.


Gavião Peixoto

- Atividades com idosos, no Centro de Convivência dos Idosos e demais programas com idosos, suspensas por tempo indeterminado.

- Ampliação de compra de álcool em gel e máscaras de forma preventiva, as quais serão distribuídas para todos os funcionários da saúde, que também serão capacitados para a nova moléstia.

- Escolas municipais atenderão normalmente esta semana. O transporte interno escolar será suspenso a partir de terça feira.

- Na quinta-feira o Município de Gavião Peixoto elaborará decreto informando sobre a suspensão ou não de aulas a partir do dia 23 de março.

- As escolinhas de esportes manterão suas atividades esta semana. Na quinta-feira será definido sobre a continuidade ou paralisação das mesmas.

- A Reinauguração do Espaço do Saber, programada para 28 de março está suspensa por tempo indeterminado.


Nova Europa

- Os alunos não precisam frequentar as aulas a partir deste dia 16 de março. Eles não ficarão com falta durante o período de suspensão das aulas. Se os pais precisarem de orientações e de informações, as escolas ficarão abertas para atendê-los


Ribeirão Bonito

- Até o dia 19 de março de 2020, as aulas são facultativas. A partir do dia 20 de março as aulas estão suspensas.


Santa Lúcia

- Vai seguir as determinações do governo estadual. A prefeitura participará, hoje, 16 de março, de uma videoconferência com Secretaria Estadual da Saúde e da Educação para tomar as medidas que forem determinadas.


Recomendações úteis

Prevenção

(OMS)

  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se água e sabão não estiverem disponíveis, use um desinfetante para mãos à base de álcool com pelo menos 70% de álcool.

  • Evite tocar nos olhos, nariz e boca.

  • Evite contato próximo com pessoas doentes.

  • Se tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o cotovelo ou use um lenço. Descarte o lenço imediatamente em uma lixeira fechada e lave as mãos.

  • Limpe as superfícies regularmente com desinfetante. Por exemplo, sempre limpe bancos de cozinha e mesas de trabalho.


Caso esteja se sentindo mal

(OMS)

  • Evite viajar se tiver febre e/ou tosse. Ao chegar em casa, entre em contato com um profissional de saúde e informe-o sobre onde esteve.

  • Caso esteja se sentindo mal, fique em casa e ligue para o seu médico.


Sobre o uso de máscaras

(OMS)

Use uma máscara se:

  • Você for um profissional de saúde que trata pacientes com COVID-19.

  • Você estiver saudável, mas cuidando de alguém que tenha suspeita de coronavírus.

  • Você estiver tossindo ou espirrando.

As máscaras são eficazes somente se combinadas com a limpeza frequente das mãos com água e sabão ou com desinfetante para mãos à base de álcool. As máscaras devem ser usadas e descartadas adequadamente, como compartilhado no site da OMS.


Como lidar com o aumento da ansiedade ou estigma

(OMS)

Sabemos que suas comunidades podem estar se sentindo ansiosas, estressadas ou assustadas. Aqui estão algumas dicas importantes a serem consideradas e compartilhadas com os membros da sua comunidade:

  • É normal sentir-se triste, estressado, confuso, assustado ou com raiva durante uma crise. Conversar com pessoas em quem você confia pode ajudar, como amigos, familiares ou membros da comunidade.

  • Se você precisar ficar em casa, mantenha um estilo de vida saudável, incluindo exercício, sono e dieta adequada. Acompanhe o estado de seus familiares e amigos que estão em casa por email e telefone e conecte-se com sua comunidade do Facebook para obter apoio.

  • Não fume nem use álcool ou outras drogas para lidar com suas emoções.

  • Converse com um profissional de saúde ou um conselheiro caso se sinta sobrecarregado. Tenha um plano sobre onde ir e como procurar ajuda para as necessidades de saúde física e mental, se necessário.

  • Verifique os fatos. Reúna informações que ajudarão você a determinar seu risco com precisão. Dessa forma, você poderá tomar precauções razoáveis. Busque uma fonte confiável, como o site da OMS ou uma agência de saúde pública local ou estadual.

0 visualização
AGENDA.png
TRANSPARENCIA.png

- Américo Brasiliense

- Araraquara

- Boa Esperança do Sul

- Gavião Peixoto

- Motuca

- Nova Europa

- Ribeirão Bonito

- Santa Lúcia

- Trabiju

SISMAR - Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região

 

Américo Brasiliense, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Gavião Peixoto, Motuca, Nova Europa, Ribeirão Bonito, Santa Lúcia e Trabiju


Rua Gonçalves Dias, 970 - Centro - Araraquara/SP

Central de informações: (16) 3335-9909

e-mail: contato@sismar.org.br