top of page

Mudança no cálculo da margem para empréstimo pega servidores de surpresa

RH da Prefeitura de Araraquara disponibilizou e-mail para funcionalismo poder tirar suas dúvidas



Se você tentou pegar ou renovar empréstimo consignado via Prefeitura de Araraquara nos últimos meses, deve ter percebido que a margem está menor ou até negativa, mesmo após reajuste nos salários.

Questionado pela diretoria do SISMAR, o departamento de Recursos Humanos da Prefeitura afirmou que a redução da margem ocorreu porque houve uma mudança no cálculo para empréstimos consignados. Antes da mudança, a conta para definir a margem de empréstimo era feita sobre o valor bruto do salário. Agora, o RH utiliza o valor líquido para fazer a mesma conta. O resultado é que a margem diminuiu.

Como a mudança no cálculo não foi comunicada pela Prefeitura aos servidores com antecedência, a categoria e o Sindicato foram pegos de surpresa.

A pedido do SISMAR, o RH disponibilizou um e-mail para que os servidores possam tirar dúvidas sobre a margem do consignado. Quem quiser uma explicação detalhada do seu caso, deve enviar e-mail com nome e matrícula para folharh@araraquara.sp.gov.br, aos cuidados de Geraldo.

Infelizmente, muitos servidores precisam deste tipo de empréstimo, já que a Prefeitura mantém os salários defasados há anos, recusando-se a conceder até mesmo o reajuste da inflação do período da pandemia. Esse arrocho salarial mantém os servidores praticamente reféns dos bancos e financeiras, que consomem até um terço da remuneração dessas pessoas.

448 visualizações0 comentário
bottom of page