Ao todo, serão distribuídas 30 mil máscaras para quem faz serviços externos, em contato com o público; EPI foi adquirido pelo Sindicato em acordo com o MPT com dinheiro repassado pela Justiça do Trabalho

Os diretores do SISMAR continuaram durante toda esta quinta-feira, 30, a entrega de máscaras de uso social para combate à transmissão do novo coronavírus em unidades de Araraquara e também em Ribeirão Bonito, Trabiju, Nova Europa e Gavião Peixoto.
As máscaras que o SISMAR está distribuindo não são brinde do Sindicato para seus associados. Trata-se de uma ação do MPT e da Justiça do Trabalho. O SISMAR apenas distribui as máscaras para servidores e terceirizados que estão prestando atendimento regular, sem que tenham recebido qualquer EPI.
Nas unidades de saúde, ou de atendimento direto com o público, o empregador deve fornecer os materiais específicos recomendados pelas autoridades sanitárias. Se não fazê-lo, comunique imediatamente o Sindicato, que encaminhará ao MPT - órgão que já repassou ao Município de Araraquara mais de R$ 1 milhão especificamente para a compra de máscaras cirúrgicas, NR-95, aventais, toucas e outros.
Hoje foram distribuídos kits com duas máscaras cada nos seguintes locais:
UBS Trabiju;
Administração Trabiju;
Paço Nova Europa;
Almoxarifado de Nova Europa;
Procuradoria Geral Nova Europa;
Administração de Gavião Peixoto;
Ribeirão Bonito
Sub Procuradoria Fiscal e Tributaria Araraquara;
Assentamento Bela Vista;
ESF Jd Santa Lucia II;
Centro Dia do Idoso;
ESF Santa Lucia III;
PSF Santa Lucia III;
Cria Centro de Referência do Idoso;
Cemitério Das Cruzes;
ESF Jardim Paraiso;
Museu Ferroviário Araraquara;
Cerimonial Araraquara;
Empresa Soluções;
ESF Santana;
PSF Santana;
Administração e Saúde Araraquara;
Secretaria da Educação;
USF Laranjeiras;
USF Marivan;
USF Maria Luiza;
USF Bueno de Andrade;
Sec. Coordenação Assuntos Seg. Publica;
Sec. Saúde de Araraquara;
USF Cruzeiro do Sul;
ESF Ieda;
CMS Jd Brasília;
ESF Victorio de Santi;
Para o SISMAR, é fundamental o fornecimento de EPIs para servidores como Agentes de Combate às Endemias e Comunitários de Saúde, Apoiadores do Combate à Dengue, servidores do DAAE e do Centralizado, assim como outros que estejam trabalhando e tendo contato entre si ou com a população, para evitar tanto o contágio dos trabalhadores quanto dos contribuintes.
O Sindicato tem plena consciência de que o número de contaminados ainda está (toda a região) em uma curva ascendente e que o uso de EPIs colabora diretamente para a diminuição do número de casos.
As máscaras produzidas pela Lupo foram adquiridas pelo SISMAR, graças à uma negociação com o Ministério Público do Trabalho (MPT) que garantiu ao Sindicato R$ 148,5 mil repassados pela Justiça do Trabalho (dinheiro oriundo de multa paga por uma empresa por danos morais coletivos). As máscaras tem a identificação do MPT e da Justiça do Trabalho de Araraquara e são de uso social, não indicadas para equipes de saúde que lidam com pacientes. São máscaras de pano (98% poliamida e 2% elastano).
Reconhecimento
No requerimento em que solicita à Justiça o repasse do dinheiro para a aquisição das máscaras, o Procurador do Trabalho reconhece a combatividade do SISMAR e destaca a preocupação do Sindicato com os trabalhadores não ligados diretamente à saúde que estão realizando serviços sem máscaras.
O Sindicato prestará contas da exata destinação (comprovante fiscal de compra) e da distribuição das máscaras aos trabalhadores, no prazo de 60 dias.




































Comments