top of page

“Tira dúvidas” sobre a greve da enfermagem de Américo Brasiliense

Recomendações e explicações a respeito da participação dos servidores municipais da enfermagem na greve programada para a próxima segunda-feira.



A enfermagem municipal de Américo Brasiliense, em assembleia organizada pelo sindicato na noite desta quarta-feira, 8, decidiu entrar em greve a partir do dia 13 de março, para cobrar do prefeito Dirceu Pano o pagamento do Piso Nacional da Categoria (saiba mais aqui).

E agora?

Atenção para as recomendações do SISMAR:

  1. Todos os servidores da enfermagem podem e devem fazer greve, já que a decisão foi tomada pela categoria da enfermagem em assembleia e a luta é em benefício de toda a enfermagem municipal.

  2. Todos os servidores da enfermagem que participarem da greve precisam obrigatoriamente assinar a lista de presença da greve que estará com os diretores do SISMAR durante todo o dia nos locais de mobilização.

  3. Por se tratar de serviço de saúde, teremos a precaução de manter pelo menos 40% dos servidores da enfermagem em cada unidade, garantindo a presença de, pelo menos, um enfermeiro em cada local.

  4. No fim de cada dia de greve, haverá uma assembleia com a categoria para que sejam passados os informes da luta, para avaliação do movimento e para que a categoria decida se a greve continua no dia seguinte. A participação nesta assembleia diária é tão importante quanto a própria greve.


Dúvidas frequentes:

Quero participar da greve. Como devo proceder?

No dia 13, não vá trabalhar, participe da mobilização a partir das 8 horas na praça em frente à Prefeitura e assine a lista de presença da greve. Mas, até lá, converse com os colegas no seu local de trabalho para ver quem mais vai aderir. É importante que cada local de trabalho se organize para manter os 40% de servidores nos locais de trabalho conforme recomendação acima. Temos que pressionar o governo, mas não temos que sacrificar a população.


Pode fechar a unidade?

Não. Em hipótese nenhuma! Não podemos fechar unidades e nem deixar de realizar os atendimentos de pacientes. Por isso, recomendamos manter, no mínimo, 40% de servidores da enfermagem em cada local.


Quem está no período probatório pode fazer greve?

Sim. A greve é um direito de todos os trabalhadores e ninguém pode ser prejudicado por participar. Não há nada que impeça os servidores de entrarem em greve durante o período probatório e a greve não pode ser motivo para reprovação ou recusa do servidor no serviço público.


Na minha unidade, só eu ou mais algumas poucas pessoas vão parar, tem algum problema?

Nenhum problema. Dificilmente uma greve terá adesão de todos. São justamente esses poucos que fazem a diferença, garantem direitos e trazem conquistas para a categoria. Sejam muito bem vindos.


O prefeito pode descontar alguma coisa do meu pagamento se eu entrar em greve?

Pode e vai. No mínimo, haverá o desconto do dia parado e do fim de semana, o chamado Descanso Semanal Remunerado (DSR). Esta é uma forma do governo pressionar os trabalhadores a encerrarem a greve. E a greve é justamente o movimento que vai fazer pressão no governo. A categoria já sabe desse desconto e a greve foi aprovada por unanimidade apesar disso (com presença de 40% da categoria).


Preciso comunicar minha chefia ou alguém se eu decidir fazer greve?

Não. O Sindicato já comunicou oficialmente a Prefeitura de Américo Brasiliense e a Gerência Regional do Trabalho que, no dia 13 de março de 2023, os servidores municipais da enfermagem farão greve. Não é necessário que você avise sua chefia. Todas as medidas administrativas foram tomadas para garantir a legalidade do movimento grevista. Se alguma chefia encrencar, pode pedir para ligar para o Sindicato ou para o prefeito.


Outros servidores que não são da enfermagem podem aderir à greve?

Não. Esta greve é exclusiva da enfermagem municipal de Américo Brasiliense, decidida em assembleia específica, para lutar pelo piso nacional da enfermagem. A luta coletiva dos servidores municipais de Américo está em andamento, é a data-base 2023 (que a Prefeitura ainda não respondeu), que terá assembleia própria em data futura.

150 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page