AGENDA.png
TRANSPARENCIA.png

- Américo Brasiliense

- Araraquara

- Boa Esperança do Sul

- Gavião Peixoto

- Motuca

- Nova Europa

- Ribeirão Bonito

- Santa Lúcia

- Trabiju

SISMAR - Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região

 

Américo Brasiliense, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Gavião Peixoto, Motuca, Nova Europa, Ribeirão Bonito, Santa Lúcia e Trabiju


Rua Gonçalves Dias, 970 - Centro - Araraquara/SP

Central de informações: (16) 3335-9909

e-mail: contato@sismar.org.br

Cartilhas e Manuais

Capa Livreto controle financeiro.jpg

Guia de Controle de Finanças Pessoais

cartilha_liberdade_de_cátedra.JPG

Liberdade de Cátedra, de Ensino e de Pensamento - Orientação aos docentes

cartilha fact checking.JPG

Fábio Fato Não Dá Mole Para Notícias Falsas

SISMAR. 2018

Nem sempre é fácil manter as contas em dia. Poupar, então, parece mais difícil ainda. Mas, não é impossível sair do vermelho (por mais que pareça) e também é possível juntar algum dinheiro, mesmo ganhando pouco.

Vivemos tempos sombrios na política nacional e também o pior momento das últimas décadas para os trabalhadores. Por isso, o SISMAR produziu este Guia de Finanças Pessoais com algumas ideias para ajudar você, servidor ou servidora municipal, a controlar suas contas.

CNASP. 2018

Com o intuito de resguardar direitos e esclarecer deveres é que o Coletivo Nacional de Advogados de Servidores Públicos (CNASP) orienta os docentes sobre formas de defesa e resistência em relação aos ataques à liberdade e cátedra e de ensino que se intensificam na atual conjuntura política, que recria momentos sombrios da nossa história.

Aos Fatos e IFCN. 2018

O SISMAR investe em comunicação e

combate notícias falsas e boatos o tempo todo. Para ajudar os servidores a evitarem as chamadas fake-news, o Sindicato disponibiliza este manual
em quadrinhos, produzido pela plataforma de checagem brasileira Aos Fatos em parceria com a IFCN (International Fact-Checking Network)

cartilha sindicatos.JPG

MPT em Quadrinhos: Sindicatos

manual comunicação lgbti.JPG

Manual de Comunicação LGBTI+

cartilha Lei de acesso à informação.PNG

Acesso à Informação Pública - Introdução à Lei de Acesso à Informação

MPT. 2018

O Ministério Público do Trabalho lançou uma série de revistas em quadrinhos. Esta é sobre a liberdade sindical.
O objetivo é conscientizar a sociedade da importância da união e participação pacífica dos trabalhadores e trabalhadoras em atos coletivos para defesa de seus direitos.

GayLatino e Aliança Nacional LGBTI+. 2018

Este manual é uma realização da rede GayLatino e da Aliança Nacional LGBTI. Ele tem por objetivo contribuir para diminuir preconceitos e estigmas e colaborar para o melhor entendimento de termos que são recorrentes entre a população LGBTI+, mas que podem não ser usuais no dia-a-dia e comunicadores e estudantes.

CGU. 2011

Esta publicação tem a cooperação da Unesco no âmbito do projeto "Política Brasileira de Acesso a Informações Públicas: garantia democrática do direito à informação, transparência e participação cidadã", o qual tem o objetivo de possibilitar a cooperação técnica entre a Unesco e o Poder Executivo Federal brasileiro para que o direito de acesso à informação seja garantido a cidadãos e cidadãs brasileiros de forma eficiente, eficaz e efetiva.

cartilha assedio.PNG

Assedio Moral e Sexual no Trabalho

Ministério do Trabalho e Emprego. 2013

Cartilha elaborada pela Subcomissão de Gênero com participação da Comissão de Ética do MTE.

A iniciativa procura subsidiar os atores sociais na consolidação de relações de trabalho mais dignas para a classe trabalhadora brasileira.

cartilha mpf.PNG

Por Dentro do MPF

Ministério Público Federal. 2010

Jornal A BATALHA

Informativo dirigido aos servidores municipais das cidades atendidas pelo SISMAR, com assuntos de interesse exclusivo da categoria. O nome foi escolhido por ter sido o título de um jornal anarquista português do início do século XX, perseguido e fechado pela ditadura.