SISMAR
Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região
FARMÁCIA DO SERVIDOR
2ª a 6ª-feira: 8h - 18h
sábados: 8h - 12h
3335-1024
2500-0350
de 2ª a 6ª-feira, das 8h30 às 17h30
3335-9909 3335-1983 3357-1983
Resultados da busca
625 resultados encontrados com uma busca vazia
Posts do blog (553)
- Vitória para os servidores do Paço Municipal
A atuação firme e comprometida do SISMAR reafirma, mais uma vez, sua importância na defesa dos direitos dos trabalhadores do serviço público municipal de Araraquara. A recente decisão da Justiça do Trabalho, já transitada em julgado, representa uma vitória significativa na luta por condições dignas de trabalho, especialmente no que se refere à saúde, segurança e bem-estar dos servidores. Após diligências realizadas em 2021 no Paço municipal, Diretores do Sindicato formularam denúncia ao Ministério Público do Trabalho. O órgão ministerial a acolheu, instaurou Inquérito e na apuração constatou as irregularidades denunciadas, sem que qualquer providência fosse adotada pela Administração no decurso de toda a investigação. Diante disso, o MPT ajuizou Ação Civil pública contra o Município que, depois de ter seus recursos e agravos rejeitados nas instâncias superiores da Justiça do Trabalho, agora tem que cumprir com a condenação. A determinação judicial obriga o Município de Araraquara a elaborar e implementar um plano de ação voltado à adequação ergonômica do Paço Municipal, incluindo a realização de Análise Ergonômica do Trabalho (AET) com foco no conforto térmico dos trabalhadores, conforme previsto na Norma Regulamentadora nº 17 (NR-17). Trata-se de um avanço concreto que impactará diretamente a qualidade do ambiente laboral, prevenindo riscos à saúde e promovendo melhores condições de trabalho. Essa conquista evidencia a relevância da mobilização sindical e da atuação vigilante do SISMAR, que, ao lado dos trabalhadores e das instituições competentes, não mede esforços para garantir o cumprimento da legislação e a valorização do servidor público. Mais do que uma decisão judicial, este é um marco na luta por respeito, dignidade e reconhecimento. O SISMAR segue firme em seu propósito de defender direitos, promover melhorias e construir um ambiente de trabalho mais justo para todos.
- ARRAIÁ DO SISMAR
🎉🌽🔥 Vem aí o Arraiá do SISMAR! 🔥🌽🎉 Prepare o chapéu de palha, a camisa xadrez e a animação, porque nossa festa vai ser pra lá de especial! No dia 04 de julho, a partir das 17h, teremos muita música boa com a banda, diversão garantida para as crianças e aquele clima junino que todo mundo adora. Os sócios e dependentes têm convites gratuitos, e os convidados também são super bem-vindos! Vai ter alegria, comida típica, brincadeiras e muita confraternização entre amigos. Não fique de fora dessa festança! Garanta sua mesa e venha celebrar com a gente! 🎶 🌭🍿
Resultados (72)
- Ribeirão Bonito - Data-Base 2026 | Sismar
Página com detalhes sobre as negociações salariais de 2026 dos servidores municipais de Ribeirão Bonito. Campanha Salarial 2026 Ribeirão Bonito Data-base: março data próxima assembleia Próxima assembleia: a definir Pauta de rei vindicações: o que a gente está pedindo Como es tão as negociações? Como participar? Como é o processo de negociação? Qua is foram os últimos reaju stes? Quanto f oi a inflação do período? Q u ero fazer uma pergunta Pauta de reivindicações A pauta é o documento no qual estão os pedidos de reajuste e outras demandas que foram aprovadas em assembleia pelos servidores. A p rimeira assembleia em Ribeirão Bonito, para a elaboração da pauta de reivindicações, foi realizada dia 20/01. Os principais pontos aprovados foram os seguintes: 1. Revisão geral anual referente a data base referente a março de 2025 a março 2026. 2. Revisão das perdas salariais de 5,19% acumuladas de março/2016 janeiro/2025. 3. Majoração do Vale- alimentação para R$ 1.100,00. 4. Alterar a empresa do vale-alimentação, que seja aceito nas demais cidades e não ficar exclusivamente no município de Ribeirão Bonito. 5. Criação do auxilio saúde no valor de R$200,00. 6. Instituição do "Abono Natalino" no vale alimentação, a ser pago em dezembro de cada ano, no valor de 100% do vale alimentação (13° vale alimentação). 7. Desvincular todo tipo de atestado médico, mesmo que afastado pelo INSS, do vale-alimentação, a fim de proteger a integridade e subsistência dos servidores em um momento de necessidade. 8. Edição de lei para redução de jornada, proteção e apoio a servidores com filhos com deficiência ou autismo. Veja aqui a pauta de reivindicações na íntegra. Como estão as negociações? Em Ribeirão Bonito, o percentual da Folha de Pagamento em relação à Receita Corrente Líquida estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal está em 38,93%, abaixo do limite prudencial de 51,3% . A primeira assembleia em Ribeirão Bonito, para elaboração da pauta de reivindicações, foi realizada dia 20/01. A pauta já foi protocolada na Prefeitura. Assim que houver uma resposta, o SISMAR convocará nova assembleia para que a categoria possa votar. Ofício nº 144 - SISMAR - data base 2026 PDF.pdf como participar Como participar? Compareça às assembleias convocadas pelo Sindicato. Todos podem participar e ter voz e voto nas assembleias, mesmo quem não é sindicalizado. Este é o momento de todos os servidores terem sua voz e sua reivindicação ouvidas, democraticamente. Todas as decisões na campanha salarial são tomadas nas assembleias, coletivamente. O SISMAR não negocia sozinho com a Administração, quem decide é a categoria reunida em assembleia. Como é o processo de negociação? Democracia - No SISMAR, todo o processo de negociação passa pelas assembleias. Em relação à data-base, nada é decidido unilateralmente pela direção do SISMAR, a categoria é sempre ouvida e delibera coletivamente nas assembleias. É na assembleia que a categoria decide tudo, tanto o pedido de reajuste quanto a aceitação ou não das contrapropostas da Prefeitura. Organização - Na primeira assembleia, a categoria debate e define a pauta de reivindicações para o ano que vem. A principal delas é o reajuste dos salários. Esta pauta é encaminhada por ofício para a Prefeitura e o processo de negociação começa. Participação - Também é na assembleia que é formada uma comissão de servidores , escolhidos democraticamente pela categoria, para acompanhar a direção do Sindicato em eventuais reuniões com o Prefeito ou seus secretários. Como já informado, o SISMAR não negocia sozinho, sempre é a categoria que dá a última palavra, em assembleia. Negociação - Quando o governo responde às reivindicações dos servidores, o Sindicato leva essa resposta para a categoria ouvir e decidir se concorda ou não com ela em mais uma assembleia. A decisão da categoria tomada em assembleia é novamente encaminhada à Prefeitura, sempre por ofício, e a nova resposta volta para ser discutida na assembleia. Decisão - Caso não haja acordo, também é a categoria reunida em assembleia que decide os rumos que a campanha salarial deve tomar. A greve a última e mais dramática das possibilidades, quando todas as tentativas de acordo tiverem falhado e não houver mais espaço para negociação. Quais foram os últimos reajustes da categoria? Histórico de reajustes concedidos: 2016: 11,08% 2017: 4,69% 2018: 1,81% 2019: 3,94% 2020: 3,92% 2021: 0% 2022: 15% 2023: 5,93% 2024: 4,5% 2025: 3 % Perdas salariais acumuladas desde 2016 até o último reajuste: 4,74% Perda salarial ocorre quando o reajuste no salário é menor do que a inflação daquele período. Os servidores de Ribeirão Bonito acumulam uma perda salarial de 4,74%. Isso significa que um salário de R$ 2.000,00 hoje, deveria ser de R$ 2.094,80 para recuperar o poder de compra perdido. Considerando o pagamento do 13º salário, são R$ 1.232,40 de prejuízo por ano para cada servidor nessa faixa salarial. A inflação do último período não está considerada nesta conta. Quanto foi a inflação? Existem vários índices que medem a inflação de diferentes maneiras. Um dos índices medidos pelo IBGE é o INPC, adotado também em Ribeirão Bonito. O INPC verifica a variação do custo de vida médio apenas de famílias com renda mensal de 1 a 5 salários mínimos. O INPC de um mês, é divulgado, em geral, até a segunda semana do mês seguinte. Somente em março, mês da data-base, saberemos o percentual correto. Nos últimos 12 meses, o INPC foi de 3,9% Quero fazer uma pergunta. Clique aqui e envia sua pergunta. Inflação pergunta últimos reajustes Com é o prcesso de negociação
- A Batalha
Jornal do Sismar - Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região Este informativo é dirigido aos servidores municipais das cidades atendidas pelo SISMAR, com assuntos de interesse exclusivo da categoria. O nome foi escolhido por ter sido o título de um jornal anarquista português do início do século XX, perseguido e fechado pela ditadura. Muitas vezes, o jornal era lido em voz alta nas cantinas das fábricas de Portugal porque vários operários eram analfabetos. A BATALHA 13 Confira nessa edição: Vem aí, a Farmácia do Servidor Municipal; muita gnte já está recebendo sua ação de férias; Araraquara quer deixar servidores sem reajuste em 2017; um infográfico sobre os ataques aos trabalhadores e muito mais! A BATALHA 14 Confira nesta edição: SISMAR firma pareceria com Unesp para fiscalizar prefeituras; carnaval na faixa para sócios do SISMAR; e muito mais! A BATALHA 11 Confira nessa edição: Greve vitoriosa dos professores mantém duração da aula em 50 minutos; mobilização das Merendeiras e dos Agentes Educacionais; Proposta do SISMAR para jornada da urgência e emergência: Não há perdas; Atualização das ações coletivas; SISMAR cobra pagamento do retroativo do 14º salário dos ACEs e ACS na Justiça; e muito mais! A BATALHA 12 Confira nessa edição: Greves históricas em toda a região; Alerta máximo contra cortes de direitos pelo governo interino de Michel Temer; vitória definitiva na Justiça sobre o parcelamento dos 16% e muito mais! A BATALHA 05 Agentes de Trânsito conseguem 10% de aumento; TODOS os professores terão 1/3 extra-classe em 2014; Julgamento da insalubridade retroativa das merendeiras será este mês; proposta de plebiscito sobre mudança de regime é inconstitucional; A BATALHA 05 - Especial Mudança de Regime Servidor, não caia nessa. Acompanhe as discussões e escolha as garantias da CLT. Participe das reuniões setoriais realizadas pelo Sismar. A BATALHA 04 - "Vem pra rua" Muita informação, serviços e novidades para os servidores. Leia, baixe, imprima, compartilhe. A BATALHA 06 Conheça as 10 principais ações do SISMAR que deram resultado. Benefícios que você tem e talvez não saiba que foram conquistados com luta. Sócios do SISMAR já estão indenizações. A BATALHA 07 Confira nesta edição: Servidores de Américo tem vitória histórica; Direito de greve garantido: Agentes de Trânsito recebem dinheiro de volta e PAD é arquivado; Dengue; Fungota e muito mais . A BATALHA 08 Confira nesta edição: Ribeirão Bonito é multado depois de denúncia do SISMAR; Agentes Educacionais param em defesa das crianças; primeiro lugar em concurso é proibido de assumir vaga; contrato com o SICOOB já está valendo. A BATALHA 09 Confira nessa edição: Data-base 2015 em toda a região; Mais uma greve vitoriosa - EMEF consegue posto fixo da guarda; Prefeitura quer discutir uma década de educação em apenas uma semana; SISMAR apoia Ciclo de Estudos de Jornalismo da Uniara; e muito mais. A BATALHA 10 Confira nessa edição: Servidores estão em alerta contra a mudança de jornada de trabalho e podem parar as atividades a qualquer momento caso a Prefeitura não recue; Eleição Sindical - saiba quem está concorrendo e quem pode votar; Novas ações coletivas do SISMAR sobre a promoção (16%), data-base 2015 e para as futuras mamães; e muito mais!
- Ribeirão Bonito - Data-Base 2025 | Sismar
Página com detalhes sobre as negociações salariais de 2025 dos servidores municipais de Ribeirão Bonito. Campanha Salarial 2025 Ribeirão Bonito Data-base: março data próxima assembleia Próxima assembleia: a definir Pauta de rei vindicações: o que a gente está pedindo Como es tão as negociações? Como participar? Como é o processo de negociação? Qua is foram os últimos reaju stes? Quanto f oi a inflação do período? Q u ero fazer uma pergunta Pauta de reivindicações A pauta é o documento no qual estão os pedidos de reajuste e outras demandas que foram aprovadas em assembleia pelos servidores. A p rimeira assembleia em Ribeirão Bonito, para elaboração da pauta de reivindicações, foi realizada dia 11/02, às 18h, na praça em frente à Câmara Municipal . Edital Os principais pontos aprovados são os seguintes: Revisão geral anual referente a data base referente a março de 2024 a março 2025. Revisão das perdas salariais de 5,19% acumuladas de março/2016 a janeiro/2025. Majoração do Vale- alimentação para R$900,00. Criação do auxilio saúde no valor de R$200,00 Instituição do “Abono Natalino” no vale alimentação, a ser pago em dezembro de cada ano, no valor de 100% do vale alimentação (13º vale alimentação). Desvincular todo tipo de atestado médico, mesmo que afastado pelo INSS, do vale-alimentação, a fim de proteger a integridade e subsistência dos servidores em um momento de necessidade. Confira aqui a pauta completa de reivindicações em PDF Como estão as negociações? A primeira assembleia em Ribeirão Bonito, para elaboração da pauta de reivindicações, foi realizada dia 11/02, às 18h, na praça em frente à Câmara Municipal. Assim que houver resposta, será agendada outra assembleia para que os servidores possam avaliar a proposta e votar. como participar Como participar? Compareça às assembleias convocadas pelo Sindicato. Todos podem participar e ter voz e voto nas assembleias, mesmo quem não é sindicalizado. Este é o momento de todos os servidores terem sua voz e sua reivindicação ouvidas, democraticamente. Todas as decisões na campanha salarial são tomadas nas assembleias, coletivamente. O SISMAR não negocia sozinho com a Administração, quem decide é a categoria reunida em assembleia. Como é o processo de negociação? Democracia - No SISMAR, todo o processo de negociação passa pelas assembleias. Em relação à data-base, nada é decidido unilateralmente pela direção do SISMAR, a categoria é sempre ouvida e delibera coletivamente nas assembleias. É na assembleia que a categoria decide tudo, tanto o pedido de reajuste quanto a aceitação ou não das contrapropostas da Prefeitura. Organização - Na primeira assembleia, a categoria debate e define a pauta de reivindicações para o ano que vem. A principal delas é o reajuste dos salários. Esta pauta é encaminhada por ofício para a Prefeitura e o processo de negociação começa. Participação - Também é na assembleia que é formada uma comissão de servidores , escolhidos democraticamente pela categoria, para acompanhar a direção do Sindicato em eventuais reuniões com o Prefeito ou seus secretários. Como já informado, o SISMAR não negocia sozinho, sempre é a categoria que dá a última palavra, em assembleia. Negociação - Quando o governo responde às reivindicações dos servidores, o Sindicato leva essa resposta para a categoria ouvir e decidir se concorda ou não com ela em mais uma assembleia. A decisão da categoria tomada em assembleia é novamente encaminhada à Prefeitura, sempre por ofício, e a nova resposta volta para ser discutida na assembleia. Decisão - Caso não haja acordo, também é a categoria reunida em assembleia que decide os rumos que a campanha salarial deve tomar. A greve a última e mais dramática das possibilidades, quando todas as tentativas de acordo tiverem falhado e não houver mais espaço para negociação. Quais foram os últimos reajustes da categoria? Histórico de reajustes concedidos: 2016: 11,08% 2017: 4,69% 2018: 1,81% 2019: 3,94% 2020: 3,92% 2021: 0% 2022: 15% 2023: 5,93% 2024: 4,5% Perdas salariais acumuladas desde 2016: 5,19% Perda salarial ocorre quando o reajuste no salário é menor do que a inflação daquele período. Os servidores de Ribeirão Bonito acumulam perda salarial superior a 5%. Isso significa que um salário de R$ 2 mil hoje, deveria ser de R$ 2,1 mil. São R$ 1,3 mil por ano de prejuízo, neste caso. Quanto foi a inflação? Existem vários índices que medem a inflação de diferentes maneiras. Um dos índices medidos pelo IBGE é o INPC, adotado também em Ribeirão Bonito. O INPC verifica a variação do custo de vida médio apenas de famílias com renda mensal de 1 a 5 salários mínimos. O INPC de um mês, é divulgado, em geral, até a segunda semana do mês seguinte. Até hoje, temos os seguintes números: - INPC últimos 12 meses (janeiro/24 a dezembro/24): 4,77% Quero fazer uma pergunta. Clique aqui e envia sua pergunta. Inflação pergunta últimos reajustes Com é o prcesso de negociação






