top of page

Araraquara: Prefeitura coloca pessoal sem treinamento para limpeza de unidades de saúde

Mudança será implementada a partir da próxima segunda-feira e preocupa os profissionais; motivo seria falta de dinheiro para manter terceirizada


A Prefeitura de Araraquara vai colocar, a partir de segunda-feira, dia 1 de junho, funcionários sem treinamento para proceder a limpeza das Postos de Saúde e PSFs, em plena pandemia de Covid-19, doença altamente contagiosa provocada pelo novo coronavírus.


A justificativa alegada informalmente pela Secretária Municipal de Saúde, Eliana Honain, seria a falta de dinheiro da Prefeitura para manter o contrato com a empresa terceirizada Soluções, que até então era responsável pela limpeza das unidades. A alternativa escolhida pela Prefeitura foi transferir o trabalho para os chamados apoiadores, funcionários não concursados, com contratos temporários e sem qualquer treinamento em limpeza de unidades de saúde.


Os servidores que trabalham nestas unidades estão obviamente apreensivos, pois vivemos a pior pandemia do século, de uma doença nova, ainda sem cura e sem vacina e altamente contagiosa. Neste cenário, a limpeza correta das unidades de saúde é prioridade absoluta para proteger a vida, tanto os próprios funcionários e servidores, quanto toda a população.


O caso se torna ainda mais grave, pois a decisão de trocar o pessoal da limpeza vem justamente no momento em que a Prefeitura fala em flexibilizar as regras de distanciamento social, o que leva necessariamente à maior circulação do vírus pela cidade.


O SISMAR vê com muita preocupação esta decisão e vai tomar as providências necessárias para que a vida e a segurança dos servidores e demais trabalhadores estejam devidamente protegidas. No meio desta pandemia, com o país ultrapassando a marca de 25 mil mortes em quatro meses, não é possível para os servidores das unidades de saúde trabalharem em um ambiente que todos sabem que não foi limpo corretamente.

2.092 visualizações0 comentário
bottom of page