top of page

Gavião Peixoto é denunciado ao MPT por descumprimento de normas sanitárias

Cerest de Araraquara identificou várias irregularidades que colocam em risco a saúde dos servidores e da população, principalmente por causa da pandemia de Covid-19, mas não só; MPT já marcou audiência


O município de Gavião Peixoto foi denunciado ao Ministério Público do Trabalho (MPT) pelo Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) por colocar a saúde e a vida dos servidores e da população em risco ao descumprir normas regulamentadoras sanitárias em unidades de saúde municipais em meio à pandemia de Covid-19, já considerada a mais mortal dos últimos cem anos.


Devido à gravidade da situação relatada pelo Cerest, o MPT imediatamente marcou uma audiência virtual para o próximo dia 10 para tratar do assunto com a Administração Municipal, o Cerest e o SISMAR.


A situação de Gavião Peixoto é especialmente grave. Diretoras do SISMAR estiveram na cidade no final da semana passada e constataram falta de EPIs e EPIs irregulares. Na mesma semana, enfermeiros do Cerest estiveram no local, realizaram uma inspeção técnica aprofundada e relataram ainda mais problemas nas unidades.


Ao jornal da cidade GPX Online, a enfermeira do Cerest Joanita Benincasa afirmou que "o município está totalmente despreparado para o enfrentamento da Covid-19, subestimando a potência do agente biológico em questão".


O SISMAR teve acesso ao relatório do Cerest encaminhado ao MPT referente à Gavião Peixoto. São pelo menos nove Normas Regulamentadoras e laudos descumpridos ou ignorados pela Prefeitura, como não ter CIPA e não ter programa de vacinação dos servidores. Também são apontados no relatório do Cerest pelo menos mais outros 26 tópicos relevantes, como falta de higienização das unidades e água para os servidores exposta a agentes insalubres.



O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Araraquara inspecionou três, dos nove municípios da base de atuação do SISMAR. Américo Brasiliense, de acordo com o Cerest, está cumprindo todas as normas exigidas. Os demais municípios serão inspecionados no decorrer dos próximos dias.

364 visualizações0 comentário
bottom of page