top of page

HTPC presencial somente depois de escolas serem higienizadas

Como os servidores estão em férias e o contrato com a terceirizada da limpeza está cancelado, as unidades não devem estar prontas antes do dia 15; mesmo assim, tudo pode ser cancelado se houver retrocesso na flexibilização da quarentena


Baseado na ciência e pensando na saúde do trabalhador, o SISMAR é contra a flexibilização da quarentena neste momento da pandemia de Covid-19, doença causada pelo coronavírus. Porém, apesar de contrário, quem decide são as Prefeituras.


Com a flexibilização em Araraquara, sem cogitar a possibilidade de retorno dos alunos, a Secretaria Municipal da Educação quer que professores façam HTPC presencial nas escolas, duas horas por semana.


Em reunião com a secretária da pasta, Clélia dos Santos, na manhã desta quarta-feira, 3, os diretores do SISMAR conseguiram acordar que o retorno às unidades só ocorra quando forem compridas todas as orientações feitas pelo perito do Ministério Público do Trabalho, ou seja, quando houver as condições de higiene adequadas nos locais de trabalho e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) apropriados e em quantidade suficiente para todos os servidores (máscaras, viseiras – face shield, álcool em gel).


Se houver o retorno, os servidores do grupo de risco e os que moram em outras cidades estarão dispensados. A proteção da saúde e da vida dos servidores deve ser prioridade.


De todo modo, como os servidores da educação só voltam de férias no dia 11 e não existe contrato vigente com empresa terceirizada para limpar as escolas, não há que se falar em HTPC presencial neste momento.


Até porque todas essas determinações podem ser canceladas caso haja retrocesso na flexibilização da quarentena no estado de São Paulo. Caso o governador João Dória (PSDB) volte atrás e determine novamente o fechamento total das atividades não essenciais, o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), pode seguir o decreto estadual e suspender o retorno ao HTPC.


Os demais assuntos tratados na reunião serão tema de outras matérias a serem publicadas em breve nos canais de comunicação do SISMAR.

962 visualizações0 comentário
bottom of page