top of page

Menos dor, menos peso, mais alegria: usuários da Academia e do Pilates comemoram resultados

Atividades oferecidas pelo SISMAR na Sede de Campo melhoram qualidade de vida de associados e suas famílias; novas turmas de Pilates serão formadas, mas fila de espera continua



Que tal acordar sem aquela dor após anos de sofrimento, recuperar os movimentos que estavam limitados, poder fazer aquela trilha que você não fazia há 15 anos, ou então eliminar 37 quilos do seu peso? Estes são alguns dos resultados espetaculares relatados por servidores e seus dependentes usuários da Academia e do Pilates oferecidos pelo SISMAR na Sede de Campo.

Depois de 8 anos sem atividades física, a servidora da Saúde Laleska Barbosa viu seu peso cair de 99kg para 62kg em menos de 1 ano e meio treinando na Academia do SISMAR. São 37 kg a menos! “Eu já tinha feito de tudo para emagrecer, tomado chás emagrecedores, feito dietas, tinha até feito os exames para realizar a cirurgia bariátrica”, conta, comemorando que voltou a vestir roupas que não serviam há 10 anos sem precisar de cirurgia. “Comecei e parei a atividade física várias vezes. Desta vez, aqui na Academia do SISMAR, não parei mais”, completa.


Para a servidora aposentada Luz Marina Seno, foram as dores crônicas causadas por hérnia e bico de papagaio que foram embora junto com os 10kg de peso que ela eliminou após um ano e meio frequentando a Academia e as aulas de Pilates do SISMAR. “Estou há mais de um ano sem dor e sem ir ao médico. Antes eu ia a cada seis meses e tinha muita dor”, explica com sorriso de satisfação no rosto. “Me sinto mais jovem. A rotina do dia-a-dia ficou mais fácil. Fui à praia e fiz trilha, coisa que não fazia há 15 anos. Ajudou até na depressão”, relata.

E, mesmo para quem pratica atividade física profissionalmente, o Pilates faz toda a diferença. O professor de Educação Física Diogo Votirino treina musculação, faz crossfit e, ainda assim, sentia muitas dores e sofria com a rigidez dos músculos. “O Pilates deu resultado rápido, melhorou minha flexibilidade e aliviou muito as dores que eu sentia”, conta o professor.

No caso da servidora Sonia Cassoli, do Daae, as atividades físicas realizadas na Academia do SISMAR auxiliaram na diminuição das dores provocadas por uma fibromialgia. “Melhorou minha qualidade de vida como um todo. Tenho mais mobilidade, disposição, minha postura melhorou. Trabalho melhor, durmo melhor”, comemora.


O casal Maria José e José Roberto Calixto treinam e celebram juntos. Ela, por ter recuperado os movimentos do ombro e ter voltado a fazer coisas simples, como, por exemplo, lavar as próprias costas ou pentear o cabelo. Ele, pela pronta recuperação após uma cirurgia nos joelhos para colocação de uma prótese. “Sensação maravilhosa”, diz ela. “Vou poder carregar meu neto no colo”, completa, emocionada.



Outro casal que treina junto e tem resultado junto são os jovens Julia e Amauri Alves. Ambos já tinham iniciado e parado a prática de atividades físicas diversas vezes, mas foi na Academia do SISMAR que eles conseguiram manter uma rotina constante de treinos. “Primeira vez que frequento uma academia por um ano inteiro”, revela o servidor. “Nós dois perdemos gordura e reduzimos medidas. Dá para ver no espelho, na aparência. E a disposição para o dia-a-dia também melhorou muito”, explica Julia.



Já para a servidora Maria Cristina de Nobile, o caso era mais grave. Após um acidente de trabalho que comprometeu seu menisco, ela não conseguia mais dobrar o joelho e nem ficar em pé por longos períodos. “Eu nunca tinha ouvido falar de Pilates”, revela. Após pouco mais de um ano de prática, o resultado não podia ser melhor: “Consigo trabalhar, cozinhar, passar um tempo em pé sem dor”, conta, satisfeita.

A academia do SISMAR é exclusiva para servidores sindicalizados ao SISMAR e seus dependentes. São oferecidas aulas de fortalecimento, emagrecimento, hipertrofia e Pilates por professores altamente qualificados que fazem o acompanhamento individual dos treinos.

O espaço é exclusivo para servidores associados ao SISMAR e seus dependentes.

É obrigatório por lei municipal a apresentação de atestado médico para utilização da academia.

​As vagas são limitadas e há fila de espera para o Pilates, então confira a disponibilidade dos horários com os professores lá na sede de campo.

610 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page