top of page

Nota do SISMAR sobre a continuidade dos serviços públicos durante a pandemia de Covid-19



O SISMAR está atento e preocupado com a proliferação da Covid-19 no Brasil, em especial na região de Araraquara.


Por causa desta preocupação, o Sindicato tem cobrado desde a sexta-feira, 13, que as Prefeituras tomem providências no sentido de preservar a saúde de todos os servidores e suas famílias, até poque esta prevenção colabora para reduzir a transmissão do vírus entre a população. Portanto, antes dos governos federal e estadual se manifestarem, o SISMAR já havia feito ofício para as nove cidades da área de abrangência do Sindicato cobrando o fornecimento de EPI (álcool gel, máscara, luvas), a liberação do serviço dos servidores doentes e idosos e que suspendam as aulas.


Lembrando que os governos federal, estadual e municipal emitiram seus primeiros comunicados sobre o Covid-19 no sábado, dia 14 e no domingo, 15. Além disso, a situação da contaminação na região de Araraquara pode mudar a qualquer momento e exigir medidas mais drásticas.


O SISMAR também fez cobrança pessoalmente no RH da prefeitura de Araraquara e participa, hoje, 18, da reunião do Comitê de Crise em Araraquara para esclarecer e cobrar a Prefeitura.


Informamos a todos que não há caminho jurídico para cobrarmos qualquer ação das prefeituras, a não ser aquelas medidas oficializadas pelos governos federal e estadual e as garantias das leis trabalhistas para fins de proteção à saúde e à vida dos servidores.


A posição do SISMAR é pela redução mais drástica possível das atividades de todos os servidores, mas sabemos que isso vai ser feito aos poucos de acordo com o avanço do problema. Fato é que, por enquanto, não há como exigir na Justiça que as prefeituras liberem servidores do trabalho.


Ficamos reféns das autoridades da saúde. Compete a elas decidir o que é mais importante e, até agora, não houve determinação da suspensão das atividades.


O Sindicato continua atento e em movimento todos os dias para preservar os servidores municipais. A cada dia, o SISMAR atualizará as informações em seus canais de comunicação. Fiquem atentos.

537 visualizações0 comentário
bottom of page