top of page

SISMAR inicia entrega das máscaras adquiridas em parceria com o MPT

Diretores já distribuíram mais de 2,5 mil kits entre servidores municipais e trabalhadores terceirizados de Araraquara e da região; entrega continua a semana toda


Diretores do SISMAR iniciaram na manhã desta terça-feira, 28, a distribuição de 30 mil máscaras para servidores municipais e trabalhadores terceirizados que não estão lidando diretamente com pacientes de Covid-19, mas estão trabalhando durante a pandemia em atividades de apoio no combate à disseminação do novo coronavírus e nas atividades de base que não podem parar pois mantém as cidades funcionando.


Os primeiros 2,6 mil kits com duas máscaras cada um foram entregues nos seguintes locais:


Nova Europa: para 466 servidores

Motuca: para 174 servidores


Santa Lúcia: para 50 servidores


Araraquara: para 745 servidores


Daae Araraquara: para 570 servidores


Terceirizados do Daae: para 648 trabalhadores


Estes primeiros números de hoje são provisórios e são aproximados, porque as equipes do SISMAR ainda estão distribuindo os kits. No fim das entregas, informaremos os números exatos e completos.


Para o SISMAR, é fundamental o fornecimento de EPIs para servidores como Agentes de Combate às Endemias e Comunitários de Saúde, Apoiadores do Combate à Dengue, servidores do DAAE e do Centralizado, assim como outros que estejam trabalhando e tendo contato entre si ou com a população, para evitar tanto o contágio dos trabalhadores quanto dos contribuintes.


O Sindicato tem plena consciência de que o número de contaminados ainda está (toda a região) em uma curva ascendente e que o uso de EPIs colabora diretamente para a diminuição do número de casos.

Parceria

As máscaras produzidas pela Lupo foram adquiridas pelo SISMAR, graças à uma negociação com o Ministério Público do Trabalho (MPT) que garantiu ao Sindicato R$ 148,5 mil repassados pela Justiça do Trabalho (dinheiro oriundo de multa paga por uma empresa por danos morais coletivos).


Conforme acordo formalizado em audiência no MPT, com este dinheiro o SISMAR adquiriu da Lupo 30 mil unidades deste Equipamento de Proteção Individual (EPI) tão importante para conter a disseminação do vírus. A distribuição está sendo feita de acordo com levantamento das necessidades de toda a região feito pelo Sindicato.


As máscaras terão a identificação do MPT e da Justiça do Trabalho de Araraquara e são de uso social, não indicadas para equipes de saúde que lidam com pacientes. São máscaras de pano (98% poliamida e 2% elastano).


No requerimento em que solicita à Justiça o repasse do dinheiro para a aquisição das máscaras, o Procurador do Trabalho reconhece a combatividade do SISMAR e destaca a preocupação do Sindicato com os trabalhadores não ligados diretamente à saúde que estão realizando serviços sem máscaras.


O Sindicato prestará contas da exata destinação (comprovante fiscal de compra) e da distribuição das máscaras aos trabalhadores, no prazo de 60 dias, dando fé na confiança que nele fora depositada tanto pelo Ministério Público do Trabalho quanto pela Juíza da 3ª Vara do Trabalho de Araraquara.













280 visualizações0 comentário
bottom of page