top of page

Santa Lúcia não retoma aulas presenciais em 2020

Decisão foi tomada com base em pesquisa feita com os pais; ano letivo segue com material impresso sendo distribuído nas escolas semanalmente


A Prefeitura de Santa Lúcia decidiu neste fim de semana que não vai retornar as aulas presenciais nas unidades escolares municipais este ano por causa da pandemia de Covid-19 que assola o país e o mundo. A cidade possui escolas de Educação Infantil e Fundamental.


O SISMAR concorda com esta determinação e pede que todas as cidades da base de atuação do Sindicato adotem a mesma postura, para garantir a saúde e a vida de servidores e da população.


A decisão em Santa Lúcia, de acordo com a secretária municipal de Educação, Marina Carla Ozias, foi do Conselho Municipal de Educação e foi tomada com base em uma pesquisa realizada entre os pais de alunos. Foram entrevistados 90% dos pais. Perguntados se aceitariam retorno às aulas este ano e se levariam seus filhos às aulas em setembro ou outubro, 92% responderam que não mandariam seus filhos à escola antes de haver uma vacina contra a Covid-19.


O município não está realizando aulas on-line por causa da dificuldade que muitos alunos tem com acesso à internet. Desde abril, as atividades escolares estão sendo entregues impressas aos pais e alunos uma vez por semana. O ano letivo seguirá assim até dezembro.


Professores, serventes e monitores fazem plantões para entrega e recepção de atividades nas escolas. A secretária garante que todos os cuidados com higiene estão sendo tomados para evitar a contaminação dos servidores e da população. A Prefeitura também fez parceria com uma empresa de softwares para fornecer aos professores uma plataforma para realização de HTPC on line, evitando aglomeração nas unidades para a realização destas reuniões.


Mesmo com todo o esforço dos servidores, reconhecido pela secretária Marina Ozias, não há como garantir o aprendizado com aulas à distância. Por este motivo, haverá planejamento de reforço para o ano que vem com o objetivo de recuperar o conteúdo perdido pelos alunos.

44 visualizações0 comentário
bottom of page